quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Lição nr. 4 - Sistema Terra (Geosfera, Atmosfera, Hidrosfera, Biosfera)




Algumas questões importantes colocadas na aula


Questão 1

Com o aumento da temperatura da Terra, o gelo de muitos glaciares e das calotes polares pode entrar em processo de fusão. De que modo este degelo pode afectar a vida do Homem e de outros seres vivos?

A resposta deve incluir os seguintes itens :

a) o degelo dos glaciares pode alterar o regime das correntes marítimas:

b) pode fazer subir o nível da água do mar;

c) alterar o clima à escala global;

Alguns artigos que permitem compreender esta resposta:


a) Corrente do Golfo















1. As correntes de superfície carregam a água quente e salgada dos trópicos.

2. A água fria dos pólos desce ao fundo do oceano.

3. Esta água fria volta ao equador, formando, assim, um ciclo contínuo: dos pólos ao equador a água é fria e pesada, e do equador aos pólos, ela é quente e superficial. Por esse processo, a Corrente do Golfo aquece o norte da Europa.

4. A água proveniente do derretimento do gelo dilui a água quente e salgada vinda dos trópicos.

5. A água se torna menos densa e não afunda rapidamente, prejudicando o ciclo e, conseqüentemente, a Corrente do Golfo. Mudanças dramáticas de temperatura aconteceram no passado, grande parte delas devido a transformações na maioria das correntes marinhas.

Um "ciclo contínuo" do oceano ajuda a transportar calor ao redor do globo pelos movimentos profundos e de superfície da água. Cientistas estão analisando se o aquecimento global poderia diminuir ou acabar com esse ciclo - um fator considerado de "baixa probabilidade, mas de grande impacto".

Isso poderia interromper a maioria das correntes de superfície, movidas pelo vento, como a Corrente do Golfo.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1126_clima/page5.shtml


b) Subida do nível da água do mar


A subida do nível do mar e o degelo dos pólos podem ser fenómenos bem mais graves do que se previa, de acordo com os oceanógrafos da agência espacial norte-americana, NASA.Um ano antes da revolução industrial, no século XVIII, o aumento do nível do mar ocorria à razão de um milímetro por ano. Agora, dois séculos mais tarde, esse aumento é três vezes superior, ou seja, três milímetros por ano. Segundo os especialistas, este fenómeno é provocado pela combinação de aquecimento global do planeta, degelo das calotes polares e longos ciclos de alteração natural dos níveis do mar.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1287993&idCanal=13



Questão 2


O dióxido de carbono é um componente da atmosfera utilizado por parte da biosfera e parte da geosfera. Explique o significado da afirmação anterior.


Resposta:

Deve referir que:

a) o dióxido de carbono é utilizado no processo fotossintético das plantas;

b) é mobilizado para fazer parte de algumas rochas carbonatadas (calcários) que por processos químicos quer através da intervenção de seres vivos. Exemplo : corais e estromatólitos (cianobactérias)


Questão 3


Formule uma hipótese que tente explicar o contributo das primeiras algas azuis-esverdeadas (primeiros seres fotossintéticos) para a variação de composição da atmosfera terrestre.

Deve ser referido, que estas algas permitiram o aparecimento de oxigénio e a diminuição da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera.



Um comentário:

muriela disse...

este blog ajudaou-me muito em fazer os tpc's de geologia

Obrigado