quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Dinossáurios que respiravam como as Aves

Um dos assuntos da minha aula, um pouco "pesada" devido à massa do Urânio 238 e as consequências do seu decaimento, foi uma Breve História do Tempo Geológico. De entre os slides sérios sobre o tema, surge o problema de todo este tema : o que provocou a extinção dos dinossáurios? Um meteorito ou as erupções vulcânicas. Talvez os dois. Tento não mostrar aos alunos a minha inclinação para uma alteração climática provocada por erupções vulcânicas do género fissural. Não foi por acaso que uns slides atrás mostrava os derrames de lava na província de Columbia, nos Estrados Unidos, associados à extinção pérmico-triássica.

Em tom de brincadeira séria, lanço para o ar: " os dinossauros na realidade não se extinguiram! Evoluiram!" Alguns ramos desta árvore sobreviveram, os dinossáurios com penas! Eles estão aí!




Quando me sento à mesa e como aquele fabuloso arroz de pato, estou a saborear um dinossáurio. Perdiz, hum, também faz um rico arroz de dinossáurios!
E continuo um pouco por aí.
Enfim a audiência quase toda, com excepção de um pequeno grupo da "sueca" que me preocupa, segue, talvez um pouco desconfiada, um professor que mostra um slide onde os dinossáurios morrem porque tinham maus hábitos alimentares, talvez não seja de confiança!
O assunto morre ali, mas não se extingue, vou voltar a ele, mais cedo ou mais tarde.
Mais cedo do que eu pensava no final da aula uma aluna entrega-me um recorte de jornal (Público, quinta-feira 1 de Outubro de 2008) da autoria do jornalista Nicolau Ferreira. Não poderia ter chegado em melhor momento, ora leiam:


"Descoberto dinossauro que respirava como as aves

A maioria dos paleontólogos acredita que as aves evoluíram a partir de dinossauros carnívoros
Ossos-de-ar-do-rio-Colorado não parece um nome muito ameaçador para uma nova espécie de dinossauro predador. Mas o nome, a tradução do latim Aerosteon riocoloradensis, funciona perfeitamente para o mais recente elo entre os "lagartos terríveis" do Mesozóico e as aves.
As ossadas do dinossauro foram encontradas no rio Colorado, na Argentina.

Quando na Biologia explorar os sistemas respiratórios das aves, os meus alunos vão compreender a importância da existência de sacos aéreos claviculares, sacos aéreos toráxicos anteriores e posteriores nos dinossáurios. As aves têm! e também têm penas! e os dinossáurios também têm penas! Coincidências? Na evolução este relojoeiro cego que "contrói" a escala evolutiva chamas-se selecção natural.


"Este dinossauro fornece como mais nenhum as evidências directas dos pulmões que estão na origem da respiração das aves", explica Ricardo Martinez, da Universidade Nacional de San Juan, na Argentina, e co-autor do estudo publicado na revista Public Library of Science One.

Os fósseis do dinossauro revelaram a existência de sacos aéreos dentro da cavidade corporal do Aerosteon. Os ossos têm bolsas e uma textura de esponja que provam que eram invadidos pelos sacos, o que permitia que o ar percorresse o interior das estruturas ósseas, como acontece nas aves. Os cientistas acham que estes dinossauros tinham um sistema respiratório parecido com o das aves, em que os sacos bombeavam o ar para os pulmões.

Segundo as datações, o Aerosteon viveu durante o período Cretácico, há 85 milhões de anos, 20 milhões de anos antes de os dinossauros desaparecerem. "O Aerosteon (...) representa uma linhagem que sobreviveu isoladamente na América do Sul", diz Paul Sereno, o primeiro autor do artigo, da Universidade do Colorado, nos EUA.

A espécie media 10 metros de comprimento, tinha o peso de um elefante grande e apresentava penas. O sistema respiratório e os ossos ocos por onde corre o ar aumentam a eficiência respiratória e tornam as aves mais leves, ajudando no voo, mas qual é a necessidade deste sistema no Aerosteon?

Paul Sereno aponta que os sacos aéreos estão em locais pouco comuns. "Eles vêm desde a parte superior do corpo até às costelas da barriga. Parece que o animal tinha um sistema de tubos de ar por baixo da pele", disse. A equipa tem três explicações para isto, o sistema tornava os pulmões mais eficientes, poderia reduzir o peso da massa do corpo do bípede ou o sistema de ossos ocos ajudava a libertar o excesso de calor do corpo. A maioria dos paleontólogos acredita que as aves evoluíram a partir de dinossauros carnívoros pequenos com penas. "

Dois sites (em inglês) com o artigo original.
http://www.plosone.org/article/info:doi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0003303
http://www.livescience.com/animals/080929-bird-dinosaur.html
Nota : o site http://www.livescience.com/ tem artigos interessantes.

Nenhum comentário: