sábado, 11 de outubro de 2008

Lição nr. 11

Resolução de exercícios... e algo mais!

Uma aula para esclarecer as dúvidas dos alunos no que diz respeito aos capítulos leccionados. Penso que em número de exercícios resolvidos e aconselhados a resolver, não deixei de fora nenhum dos conteúdos programáticos. Tempo ainda para conhecer um pouco melhor os meus alunos.

Possivelmente, amargurados com recordações da tabuada, matemática e aulas de física-química, a minha última lição teórica, "Datação Absoluta", deixou os meus alunos preocupados com este tema da Geologia. E depois a tabela geocronológica! É linda, tem umas cores bonitas, mas aquilo é para saber? Claro que não.

A aula iniciou com a "Explosão câmbrica", um acontecimento relativamente antigo, mas a Terra tem 4,5 mil milhões de anos e, portanto, a vida multicelular de estruturação moderna ocupa apenas um pouco mais de 10% da idade da Terra. Esta cronologia coloca dois enigmas clássicos da explosão câmbrica - enigmas que obcecaram Darwin e que permaneceram como mistérios centrais da história da vida: por que apareceu a vida multicelular tão tarde ?
Foi com esta introdução que realizamos na sala de aula a actividade "Fósseis de Medusa descobertos nos Estados Unidos".




O aluno José Gonçalo trouxe para a aula um lindo fóssil de uma amonite, colhido na Orla Mesocenozóica Portuguesa.



Hum... é bom que este bichinho da geologia e das ciências naturais cresca nos nosso alunos.

Nenhum comentário: