segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Meteor Crater

Há 50 mil anos, o local era uma planície florestal habitada por mamutes, preguiças gigantes e outros animais da era glaciar.
Num instante uma abrasadora massa de ferro-níquel com 45 metros de diâmetro e 300 mil toneladas despedaçou o solo arenítico, disparando seixos e ferro fundido num raio de quilómetros. Tudo o que resta actuamente do cataclismo é um precipício com 1,2 quilómetros de largura por 175 metros de profundidade.
Fonte : National Geographic


Asteróides

Asteróides

View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: geologia)

Cometas


Cometas

View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: cometas comets)


O Susto - Meteorito cai em horta da Bielorrússia


Um meteorito com meio quilo de peso caiu na horta de uma professora, na aldeia de Krichev, a leste da Bielorrússia, e deixou uma cratera de um metro de profundidade e quarenta centímetros de diâmetro. A professora Yekaterina Privalova estava na horta quando ouviu um barulho ensurdecedor e, assustada, correu para dentro de casa. Depois, segundo a professora, alguma coisa caiu na horta com uma força terrível. Com a ajuda dos vizinhos, a docente extraiu da cratera uma rocha redonda de cor prata opaca e muito quente. O meteorito foi doado ao museu da escola de Krichev.


Público, 13 de Maio de 2002 (adaptado)

Meteoróides

View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: meteoróides geologia)

Notícias do Espaço

Agência Espacial Europeia quer lançar satélite para exploração da Terra o mais tardar em Fevereiro
24.10.2008 - 12h28 AFP

O lançamento do satélite europeu Goce, de exploração da Terra, já foi adiado três vezes, desde a data inicial de 10 de Setembro. Hoje, a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que o lançamento deverá acontecer, o mais tardar, em Fevereiro de 2009.“As causas da anomalia do sistema de orientação e navegação já foram identificadas”, informa a ESA em comunicado, acrescentando que “as alterações necessárias (...) demorarão, no mínimo, dois meses de trabalho suplementares pelo fabricante” de foguetões Rockot.A data exacta do lançamento só será decidida quando as correcções forem testadas e validadas.Pesando uma tonelada, o Goce (Missão de Estudo da Gravidade e da Circulação Oceânica em regime estável) vai estudar o campo de gravidade terrestre e permitir estabelecer uma representação altimétrica da superfície do nosso planeta, com uma resolução e precisão inéditas.Esta será a primeira missão do Programa de Exploração da Terra lançado pela ESA para estudar a atmosfera terrestre, a biosfera, a hidrosfera, a criosfera e o interior do globo.

Nenhum comentário: