domingo, 26 de outubro de 2008

Origem da água


Nunca eu pensei beber tanta água! E talvez por tanto beber, achei interessante contar a possível origem deste fluido.

A água é uma das assinaturas do nosso planeta. Do Planeta Azul, do Planeta da Vida.
Mas qual a proveniência desta água? Alguns estudos da astrofísica admitem que a sua proveniência está nos impactes com corpos ricos em água existentes nos limites do sistema solar.
A vida no nosso planeta evoluiu na água, uma relação de átomos de oxigénio e hidrogénio, que deu origem ao código químico mais importante – H2O.
Cerca de 70% da superfície da Terra está coberta de água. 80% de frutos e vegetais são constituídos por água. Os nossos corpos são cerca de 50-70% de água e por dia perdemos cerca de 2,5 litros de água. 65% desta água é removida através da urina e fezes, 20% através de secreções e 15% pelos nossos pulmões.
De onde vem esta água? Qual a sua origem?
A água e a origem da vida são dois dos temas mais intrigantes e misteriosos da nossa história evolutiva. Carl Sagan de uma forma poética dizia que éramos “pó de estrelas”, tendo em mente todo o processo de génese da geosfera. Mas neste quadro poético, a Terra quando se formou poderia ter pouca água ou mesmo nenhuma água.
A hidratação ocorreu a partir dos cometas e de asteróides ricos em água. O berço destes corpos é a Cintura de Kuiper (situada para além de Neptuno) e da Nuvem de Oort, nos confins do Sistema Solar. Os cometas são um dos mais primitivos membros do nosso Universo, e devido ao seu pequeno tamanho e à sua “antiguidade”, não têm sofrido muitas alterações químicas; são “fósseis congelados” de um passado remoto.
Os asteróides são mais numerosos e contêm um pouco de água, apesar da sua constituição ser rica em rocha e metal.
A primeira entrega de água ao nosso planeta parece ter ocorrido há cerca de 4 biliões de anos, através de um intenso bombardeamento de corpos celestes. Este episódio terá sido comum para todos os planetas telúricos. Um destes ataques conhecido, por cataclismo lunar, um período de intenso bombardeamento registado na superfície da Lua.
A Terra terá recebido entre 13 a 500 vezes mais bombardeamentos. A diferença para a Lua, não reside apenas no número de colisões, mas no facto da Terra ao contrário da Lua ter sido capaz de reter a água e a Lua ter deixado escapar esta molécula para o espaço.
Os defensores desta teoria referem que muitos destes cometas terão tido origem numa determinada região da nébula solar, algures nas proximidades dos planetas gasosos, Neptuno, Saturno e Júpiter. Possivelmente nesta região poderão ter ocorrido enriquecimentos em seis dos gases nobres, dando origem a diferentes “tipos de águas” e possibilitando assim o aparecimento de vida na Terra.
Físicos, utilizando espectrometria descobriram que os planetas do sistema solar e os cometas apresentam uma assinatura característica para a água. Nas profundezas do espaço alguma da água que se forma, incorpora o isótopo deutério, dando origem ao que se designa “água pesada”. Esta água apesar de ser semelhante em sabor e cheiro, tem um ponto de fusão mais alto e um ponto de solidificação próximo dos 3.8ºC. A Terra apresenta uma razão D/H típica de 1:6600. Têm sido medidas estas assinaturas nos diferentes corpos celestes, através das sondas. Trata-se de um processo simples em termos físico-químicos, mas a sua explicação sai um pouco fora deste meu post, se quiserem explicar num comentário, tenham o prazer, eu agradeço.
Medir as razões de deutério/hidrogénio é uma das formas de compreender a formação e desenvolvimento dos cometas, assim bem como seguir o seu rasto no sistema solar. Os cometas são constituídos por água, gases nobres, assim bem como um cocktail de outros produtos químicos tais como silicatos, carbono e poeira interestelar.
Um dos componentes mais intrigantes dos cometas são, os aminoácidos. Estes são os “tijolos” da actividade biológica.
Projectando-se sobre o nosso planeta a velocidade de 120 000 quilómetros por hora, estes “presentes químicos” representaram o nascimento dos oceanos e da nossa própria origem. As propriedades físicas e químicas da água são únicas.
Da próxima vez que pegar num copo de água mineral, talvez seja agradável imaginar que temos na mão um dos primeiros emigrantes do nosso planeta, participando em todos os ciclos, estando presente em todos os subsistemas. Da sua origem misteriosa nos confins do sistema solar, foi esta água que tornou a Terra fecunda de vida.

Para escrever o post utilizei as seguintes fontes:
h
ttp://www.finewaters.com
http://www.astronomynotes.com/solarsys/s9.htm
Revista Science & Vie Junior

Nenhum comentário: