terça-feira, 21 de outubro de 2008

Saturno


Se tivesse que escolher uma outra casa para além da minha Terra, gostava de Saturno.
Nuno Correia





O sistema solar é constituído por oito planetas principais, por planetas anões, por planetas secundários, cometas, asteróides e por uma estrela que dá o nome ao sistema, o Sol. O nosso sistema solar pertence a uma organização planetária superior, a galáxia Via Láctea ou Estrada de Santiago, uma das muitas galáxias que constituem o Universo.


As dificuldades encontradas no estudo do Universo têm forçado os investigadores espaciais a desenvolver novos materiais, novas formas de ter acesso ao Universo. Os telescópios, que permitem estudar os planetas do sistema solar, as naves espaciais, que permitem transportar pessoas e materiais para o Espaço, as sondas, que permitem recolher dados científicos, as estações espaciais, que permitem um maior tempo de contacto entre pessoas e o espaço onde se encontram, são algumas das tecnologias que se têm vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos como forma de aumentarmos os conhecimentos sobre o Universo e, em particular, sobre o sistema solar. A Astrofísica e a Astrogeologia são, por este motivo, duas das ciências que mais têm evoluído nos últimos anos.

http://www.nasa.gov/mp4/269017main_cassini20080814-320new.mp4

Quando andava no nono ano, não perdia ao Sábado à tarde os programas deste grande comunicador de ciência. Nesse tempo apenas existiam dois canais e não havia VHS nem Beta. DVD? talvez só na Voyager!

Visitar a ISS

Nenhum comentário: