domingo, 23 de novembro de 2008

Origem das Fontes de Energia da Terra




No final do Tema II, mais um teste de avaliação. Deixei para a aula de dúvidas uma revisão da Origem da Energia do Planeta Terra. Faz a transição para o Tema III, onde iremos abordar Vulcanismo, Geotermia, Sismologia e Estrutura Interna da Terra.


A Terra é um planeta geologicamente activo, quer a nível endógeno (no seu interior), quer a nível exógeno (na sua superfície). A energia necessária para a actividade geológica interna provém:
  • da radioactividade - deve-se às propriedades radioactivas de certos elementos das rochas que constituem a Terra (como, por exemplo, o urânio, o tório e o potássio); a desintegração atómica destes elementos liberta grandes quantidades de energia;
  • do efeito das marés - a posição combinada da Terra, do Sol e dos efeitos das marés da Lua interfere nos campos gravíticos destes astros; na Terra, este efeito origina ciclos alternados de contracções e de dilatações, com consequente libertação de energia;
  • do bombardeamento primitivo - durante a fase de acreção, de que resultou a formação da Terra, esta acumulou grandes quantidades de energia no seu interior que, gradualmente, tem vindo a libertar;
  • da contracção gravitacional - durante a formação do planeta, os materiais envolventes do núcleo metálico foram atraídos em direcção ao centro da Terra. Esta atracção implicou um aumento da pressão, e consequentemente, um aumento da temperatura. Poder-se-á afirmar que a contracção gravitacional transforma a energia gravítica em energia térmica.

Esta energia alimenta a actividade geológica interna da Terra, manifestando-se através de fenómenos vulcânicos e sísmicos.

Por sua vez, a energia necessária para a actividade geológica externa provém:

  • do Sol - esta estrela introduz a energia necessária para "activar" os agentes que modelam a superfície da Terra;
  • da actividade vulcânica - em particular o calor que se liberta junto às cristas médio-oceânicas que induz o aquecimento da água do mar que, por sua vez, condiciona o aquecimento da atmosfera e toda uma série de alterações no clima;
  • do impactismo - ainda hoje a Terra é bombardeada por corpos vindos do espaço embora, na actualidade, este efeito seja muito reduzido, quando comparado com os primórdios do nosso planeta.

Esta energia contribui para as alterações morfológicas que ocorrem na superfície da Terra, em resultado da erosão, da meteorização e da formação de crateras de impacto.

No actual estado de conhecimentos, Mercúrio e Marte são considerados inactivos do ponto de vista geológico. Vénus apresenta actividade vulcânica e eventualmente sísmica, o que nos pode levar a classificá-lo, como sendo um planeta geologicamente activo.









Nenhum comentário: