domingo, 25 de janeiro de 2009

Ondas S no núcleo da Terra



A propagação de ondas S no núcleo interno também apoia a hipótese de esta zona da geosfera se encontrar no estado sólido, dado que estas ondas apenas se propagam nes­tes meios.



Assim, a 5150 km de profundidade, parte da energia das ondas P refractar-se-á, para o núcleo interno, sob a forma de ondas S, Estas ondas são de muito fraca amplitude, o que sempre dificultou a sua identificação nos sismogramas.



Contudo, Emile Okal e Yves Cansi publicaram, em 1998, um artigo no qual referem a identificação destas ondas no núcleo interno. O estudo destes investigadores baseou-se nos registos de um sismo ocorrido na Indonésia, em 17 de Junho de 1996, de magnitu­de superior a 6. No âmbito do controlo do cumprimento do Tratado de Interdição Completo de Ensaios Nucleares (TICE), o Laboratório de Detecção Geofísica (LDG), de Paris, desenvolveu meios técnicos de registo de ondas características de ensaios nuclea­res, ondas que se caracterizam pela sua baixa amplitude. Foi precisamente esta nova tecnologia utilizada pelo LDG que permitiu identificar a propagação de ondas S no núcleo interno da geosfera.




Nota : A ausência de ondas S directas para além dos 103º de distância angular não significa a ausência de propagação de ondas S no núcleo interno, porque, na descontinuidade de Lehmann (como em qualquer outra), uma onda P pode reflectir-se e/ou refractar-se em ondes P e S.

Nenhum comentário: