sábado, 11 de abril de 2009

Quimiossíntese




  • A quimiossíntese é o mecanismo através do qual alguns seres vivos conseguem produzir o seu próprio alimento (compostos orgânicos) usando para o efeito a energia que obtêm resultante da oxidação de substâncias inorgânicas, nomeadamente, o amoníaco (NH3),o sulfureto de hidrogénio (H2S).Como fonte de carbono podem utilizar o CO2.
  • A quimiossíntese pode ser dividida em duas fases: a fase de produção de ATP e NADPH - da oxidação dos substratos químicos resultam electrões e iões H+,que vão reduzir o NADP+ a NADPH e sintetizar ATP - e o ciclo das pentoses, recorrendo ao NADPH e ao ATP formados anteriormente, produzem-se compostos orgânicos.
  • A fotossíntese e a quimiossíntese são a base de produção de matéria da Biosfera.

Página do Site



Fontes Hidrotermais

Os fundos oceânicos encerram ainda muitos segredos, que só agora se começam a desvendar. É o caso das fontes hidrotermais e das incríveis formas de vida que fazem delas o seu habitat.

O mais surpreendente ecossistema das grandes profundidades é, sem dúvida, o ecossistema ligado às fontes hidrotermais, não só pela exuberância quantitativa dos organismos que fazem deste o seu habitat, mas também pelas suas características.

As fontes hidrotermais localizam-se nas zonas de rifte na planície oceânica, onde se regista um vulcanismo activo. Foram realizadas inúmeras descobertas associadas a estes centros de actividade, que estão a mudar significativamente a nossa compreensão sobre a vida nos fundos marinhos, permitindo compreender como é que depósitos minerais ricos em metais se formam através da reacção química entre a água do mar e a crosta terrestre.





As fontes hidrotermais foram observadas directamente, pela primeira vez, em 1977, quando uma equipa de geólogos, a estudara zona de rifte das Galápagos, descobriu vários organismos vivos a 3 km de profundidade. Densos agregados de mexilhões, vermes tubulares gigantes e caranguejos foram encontrados em pequenas áreas, onde se observava a existência daquilo a que viriam a chamar-se cha­minés, emanando água quente.

Nas fontes hidrotermais a temperatura da água pode exceder os 100 °C, contrastando com a tem­peratura das zonas abissais, que é em média 2 °C. As fontes hidrotermais são o resultado da circulação da água do mar pelas fissuras existentes na nova crosta terrestre, à medida que esta se forma nas zonas de rifte. Ao circular através destas fissuras, a água do mar aquece a cerca de 350 °C, dando origem a uma complexa série de reacções químicas. O sulfato (SO42-), terceiro ião mais abundante dissolvido na água do mar, quando aquecido, reage com a água formando sulfureto de hidrogénio (H2S), o qual, embora tóxico para a maioria dos animais, desempenha um papel central nos processos subsequentes, à medi­da que a água quente emerge das chaminés.

Nos povoamentos hidrotermais a produção primária é assegurada por bactérias quimiossintéticas, que obtêm a energia necessária para a fixação do CO2 a partir da oxidação dos sulfuretos (e em parti­cular do H2S) presentes nos fumos emergentes.

As bactérias desempenham, neste ecossistema, um papel primordial. Invertebrados como os mexi­lhões e outros bivalves usam-nas como fonte alimentar, enquanto outras espécies estabelecem com estas bactérias relações de simbiose.


A distribuição dos organismos em torno das emanações de fumos hidrotermais vai obedecer às exi­gências térmicas de cada um deles, seguindo um gradiente de temperatura. Algumas espécies distri­buem-se entre os 12 °C e 3 °C, por exemplo, enquanto outras suportam temperaturas mais elevadas.
O organismo mais característico do ecossistema hidrotermal é um animal vermiforme e tubícola, de grandes dimensões, o vestimentífero Riftia pachyptila, que forma densos agregados. Na parte anterior do corpo apresenta um órgão guarnecido de finas lamelas e corado de vermelho intenso. Não possui nem boca nem tubo digestivo, intervindo na sua nutrição bactérias simbiontes.
Próximo das emanações hidrotermais, a altas temperaturas, podem ser encontrados anelídeos poliquetas: os vermes de Pompeia (Alvinella pompejano e A. caudata), que vivem em tubos flexíveis, justa­postos e em quantidade considerável. São os mais termófilos de todos os organismos associados ao hidrotermismo e suportam temperaturas compreendidas entre os 20 e os 40 °C.
Outro traço dominante, em termos quantitativos, é conferido por densas populações do molusco bivalve Calyptogena magnifica, o maior de todos os bivalves conhecido (26 cm comprimento).
A fauna móvel é sobretudo constituída pelo caranguejo Bythograea thermidon e por numerosas galateas (Munidopsis). Entre os peixes, o mais abundante é o zoarcídeo Thermarces cerberus.


A forma como se inicia a colonização das comunidades das fontes hidrotermais é, no entanto, ainda um mistério, uma vez que a distância entre as várias comunidades é normalmente de centenas de qui­lómetros.

Adaptado de http://www.naturlink.pt/









A descoberta recente das comunidades hidrotermais veio criar novos conceitos biogeográficos, como o de arquipélago hidrotermal, com base na proporção de endemismos, acompanhada pela exis­tência de um número considerável de fósseis vivos, que poderá ser relacionada com a idade da fonte hidrotermal.




























Nenhum comentário: