sábado, 18 de abril de 2009

Xarope de Ácer

Teoria da Pressão radicular e a gastronomia canadiana...

Por falar em exsudação, resina, látex e ... xarope de Ácer .


No continente norte-americano, sobretudo no Canadá, é vulgar a utilização do processo de exsudação de seiva vegetal na produção de guloseimas e xaropes para pequenos e graúdos.

Também temos alma na boca. Uma das experiências matinais que mais me marcou foi um pequeno-almoço "à americana".

NÃO ! Nem pensem! Estão a imaginar hamburgeres, ovos estrelados, coca-cola, num bar de autoestrada americana ao som de Neil Young? Errado. Bom fique o último, o Neil Young, tudo o resto é errado. Vejamos a ementa : "Panquecas de mirtilo com xarope de ácer à americana". Divinal. Sobretudo a um domingo de manhã.

Protocolo

Trabalho para um grupo de 4 pessoas, mas se ninguém quiser vestir a bata eu depois como todas no fim. Tempo previsto : 10 minutos. Para degustar : ah... isso vai com calma (sou alentejano).

Material

200 gramas de farinha. 2 colheres de sopa de açúcar em pó. 2 ovos grandes ligeiramente batidos. 250 ml de leite. 100 ml de leite. 25gr de manteiga derretida. 200gr de mirtilo. xarope de ácer para servir.

Procedimentos

Misture a farinha, o sal e o açúcar. bata os ovos, o leitelho, o leite e a manteiga para criar massa para fritar. Não bata demasiado. Aqueça uma frigideira e, com uma concha, coloque a massa. Salpique alguns mirtilos. Quando começarem a surgir bolhas na superfície, após 1 a 2 minutos, vire as panquecas e cozinhe durante um minuto do outro lado. Retire e mantenha-as quentes. Repita o procedimento, com o resto da massa, em seguida sirva as panquecas com xarope de ácer em abundância.


¨Xarope de Ácer ou xarope de bordo, conhecido como maple syrup e sirop d’érable nos Estados Unidos e no Canadá é um xarope extraído da seiva de árvores do género Acer, sobretudo Acer nigrum e Acer saccharum, cujo nome comum é bordo.
¨No Canada, o xarope de bordo é muito consumido e existem casas especializadas nas receitas com o xarope chamadas Cabane à sucre(Cabana do Açúcar).

Nenhum comentário: