quarta-feira, 18 de março de 2009

Aula de Revisões

Hoje à tarde (sábado) vai estar disponivel neste post as soluções das actividades do manual.





Competências para o teste de Avaliação




Geologia




UNIDADE 1. A Terra e os seus subsistemas em interacção
Competências a adquirir:
• Compreensão do conceito de sistema (aberto, fechado e isolado).
• Reconhecimento da interacção dos diferentes subsistemas terrestres.
• Discussão sobre as consequências de uma alteração num dos subsistemas da Terra.




Termos e conceitos do programa:
• Atmosfera • Interacção de sistemas • Biosfera • Interdependência de sistemas
• Ciclo hidrológico • Sistema aberto, isolado e fechado • Equilíbrio de um sistema • Sistema Terra
• Geosfera • Subsistemas terrestres • Hidrosfera




Biologia











UNIDADE 1. - A biosfera

Competências a adquirir:
• Conhecimento do conceito de biosfera.
• Reconhecimento de que existe diversidade biológica num ecossistema.
• Reconhecimento dos níveis de organização biológica.
• Reconhecimento de que o mundo vivo se apresenta hierarquicamente estruturado.
• Compreensão da importância da conservação das espécies.
• Identificação das causas de extinção das espécies.

Termos e conceitos do programa:
• Biosfera. • Extinção • Comunidade • Organismo • Conservação. • Órgão/tecido
• Diversidade. • População • Ecossistema. • Seres unicelulares e multicelulares
• Espécie • Sistema de órgãos

UNIDADE 2. - A célula

Competências a adquirir:
• Identificação da célula como unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos.
• Compreensão da noção de célula: membrana celular, citoplasma e núcleo.
• Reconhecimento de que a unidade biológica não se limita a características estruturais e funcionais, estendendo-se também ao nível molecular.
• Compreensão da importância biológica da água como constituinte fundamental de qualquer ser vivo.
• Reconhecimento de que os seres vivos são constituídos por macromoléculas formadas por um número reduzido de elementos químicos (C, O, H, N, P...).
• Compreensão das funções principais das macromoléculas (estruturais, energéticas, enzimáticas, armazenamento e transferência de informação).
Termos e conceitos do programa:
• Ácidos nucleicos • Meio interno • Água • Membrana celular • Célula • Monómeros • Citoplasma • Núcleo • Hidratos de Carbono • Polímeros • Lípidos • Proteínas • Macromoléculas • Sais minerais
• Meio externo

Tema 1. - Processos de obtenção de matéria pelos seres vivos
UNIDADE 1. - Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos

Competências a adquirir:
• Interpretação de dados sobre estratégias de obtenção de matéria por diferentes seres heterotróficos.
• Reconhecimento de que a complexidade dos sistemas de obtenção de matéria resulta de processos de evolução.
• Conhecimento do conceito de heterotrofia.
• Distinção dos conceitos de ingestão, digestão e absorção e reconhecimento da sua complementaridade.
• Comparação da digestão extracelular, em cavidades gastrovasculares, em tubos digestivos incompletos e completos de diferente complexidade.
• Interpretação de processos de transporte ao nível da membrana.
• Reconhecimento do processamento no meio interno – organitos envolvidos – de substâncias que atravessaram a membrana.
• Compreensão da noção de endocitose e de exocitose.
• Ultra-estrutura da membrana.
Termos e conceitos do programa:
• Absorção • Meio isotónico • Cavidade gastrovascular • Osmose • Complexo de Golgi • Permease
• Difusão • Pinocitose • Digestão extracelular • Plasmólise • Digestão extracorporal • Retículo endoplasmático• Digestão intracelular • Seres heterotróficos • Endocitose • Transporte activo
• Enzima • Transporte facilitado • Exocitose • Tubo digestivo• Fagocitose • Tubo digestivo completo• Ingestão • Tubo digestivo incompleto• Lise celular • Turgescência
• Lisossoma • Ultra-estrutura da membrana plasmática• Meio hipertónico • Vacúolo digestivo
• Meio hipotónico




















Documentos a partir da plataforma do Scribd :
Unidade 0
Unidade 1

sábado, 14 de março de 2009

Obtenção de matéria pelos seres autotróficos.

Resumo da fotossíntese - link


Importância do ciclo do carbono. (Interacção em diferentes subsistemas)


Ciclo do carbono em zonas emersas. Os números a negrito representam os valores dos reservatórios e os números nas setas os valores dos fluxos anuais. x representa o carbono que fica retido sob formas que não são imediatamente mobilizadas nos diferentes subsistemas.

Resumo da primeira aula:



domingo, 8 de março de 2009

Uma questão de dentada !

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Mandíbula dupla (Artigo publicado pela revista National Geographic - Março 2009)



Uma boca pulsante, um olhar vago, um corpo viperino: a moreia parece ter origens extraterrestres. Mas há mais. Por detrás da boca repleta de dentes, espreita um segundo conjunto de mandíbulas que se projecta a partir da garganta, puxa a presa captada pelos dentes dianteiros e retrocede pelo túnel do esófago do animal. Parece ficção científica, mas, para os cientistas que estudam esta morfologia, é um bom mecanismo de alimentação numa criatura tão esguia.
É o primeiro relato de um mecanismo deste género num vertebrado. Apesar de pertencerem a um ramo diferente da árvore evolucionária, as cobras têm um sistema aparentado: um conjunto de mandíbulas engrenadas prendem e manobram a comida através do esófago. Segundo Rita Mehta, "é um maravilhoso exemplo de convergência": ao enfrentarem o mesmo problema, organismos não aparentados desenvol­vem soluções semelhantes. - Jennifer S. Holland

quinta-feira, 5 de março de 2009

Silicose e asbestose

Duas das doenças relacionadas aos lisossomas são a silicose e a asbestose. A silicose é muito comum em trabalhadores que lidam com mineração de metais, com o corte de arenitos e granitos e em operários de fundições e ceramistas, entre outros. Eles são constantemente expostos à sílica, substância inorgânica constituída de minúsculos cristais que, em suspensão no ar inalado, atingem os pulmões. A asbestose é uma doença pulmonar relacionada à prolongada inalação de poeira com alta concentração de fibras de amianto. As células dos alvéolos pulmonares fagocitam as partículas de sílica ou de asbesto, mas são incapazes de digeri-las. O acumular dessas partículas no interior dos lisossomas acaba por perfurá-los, levando ao derramamento de enzimas e à alteração do funcionamento das células pulmonares.


Unidade 0










Unidade 1










Powerpoints