Preparação para o Teste de 11 de Maio
O teste tem por referência o programa da disciplina e a concepção de educação em
Ciência que este sustenta.
Ciência que este sustenta.
O teste incide nas competências e nos conteúdos enunciados no Programa da disciplina e que são passíveis de avaliação numa prova escrita de duração limitada.
A) Competências
As competências a avaliar decorrem da operacionalização dos conteúdos conceptuais e
procedimentais enunciados nos diferentes Temas/Unidades do Programa e desenvolvidas nos
domínios do «saber» e do «saber fazer». Em alguns itens estas competências são expressas através da composição de texto.
As competências a avaliar decorrem da operacionalização dos conteúdos conceptuais e
procedimentais enunciados nos diferentes Temas/Unidades do Programa e desenvolvidas nos
domínios do «saber» e do «saber fazer». Em alguns itens estas competências são expressas através da composição de texto.
Assim, o teste avalia as seguintes competências:
Domínio conceptual
1. Conhecimento e compreensão de dados, conceitos, modelos e teorias;
2. Interpretação de dados fornecidos em diversos suportes;
3. Mobilização e utilização de dados, conceitos, modelos e teorias;
4. Explicação de contextos em análise, com base em critérios fornecidos;
5. Estabelecimento de relações entre conceitos.
1. Conhecimento e compreensão de dados, conceitos, modelos e teorias;
2. Interpretação de dados fornecidos em diversos suportes;
3. Mobilização e utilização de dados, conceitos, modelos e teorias;
4. Explicação de contextos em análise, com base em critérios fornecidos;
5. Estabelecimento de relações entre conceitos.
Domínio procedimental
1. Reconhecimento da função da observação na investigação científica;
2. Identificação/formulação de problemas/hipóteses explicativas de processos naturais;
3. Identificação de argumentos a favor ou contra determinadas hipóteses/conclusões;
4. Interpretação/alteração de procedimentos experimentais fornecidos;
5. Interpretação dos resultados de uma investigação científica;
6. Previsão de resultados/estabelecimento de conclusões.
1. Reconhecimento da função da observação na investigação científica;
2. Identificação/formulação de problemas/hipóteses explicativas de processos naturais;
3. Identificação de argumentos a favor ou contra determinadas hipóteses/conclusões;
4. Interpretação/alteração de procedimentos experimentais fornecidos;
5. Interpretação dos resultados de uma investigação científica;
6. Previsão de resultados/estabelecimento de conclusões.
Geologia
III Compreender a estrutura e a dinâmica da Geosfera
1. Métodos de estudo para o interior da geosfera
2. Vulcanologia
3. Sismologia
Biologia
III Compreender a estrutura e a dinâmica da Geosfera
1. Métodos de estudo para o interior da geosfera
2. Vulcanologia
3. Sismologia
Biologia
0 Diversidade na Biosfera
1 Obtenção de matéria
2 Distribuição de matéria
3 Transformação e distribuição de energia pelos seres vivos
1 Obtenção de matéria
2 Distribuição de matéria
3 Transformação e distribuição de energia pelos seres vivos
Agora para estudar três materiais fundamentais para os alunos do 10º D
Nenhum comentário:
Postar um comentário