sábado, 27 de setembro de 2008

Lição nr. 6 - Sistemas em Interacção

Exemplos de Interacções

O estudo do mundo natural faz-se concretamente a partir dos quatro subsistemas da Terra e das suas interacções, considerando as transmissões de matéria e energia, bem como a sua influência na vida quotidiana do Homem e do ambiente em geral.





O Sistema Terra depende das Interacções entre os vários subsistemas ( atmosfera, hidrosfera, geosfera, biosfera e criosfera )

Biosfera - Geosfera

As plantas terrestres captam do solo grande parte dos nutrientes. Muitos dos produtos resultantes da decomposição de cadáveres e restos de seres vivos ficam integrados na geosfera. Os seres vivos contribuem para a alteração das rochas.





Hidrosfera - Biosfera

As águas são poluídas por acção do Homem. Parte da água do ciclo hidrológico está retida nos seres vivos, cuja constituição é maioritariamente água. As plantas, para realizarem a fotossíntese, necessitam de água.





No final deste capítulo o que há a reter?

  • Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos que estão interdependentes. ´
  • Os sistemas podem ser isolados (não há trocas de energia nem de matéria com o exterior), fechados (apenas existem trocas de energia com o exterior) e abertos (há trocas de energia e matéria com o exterior).
  • A Terra é considerada um sistema fechado, uma vez que recebe e emite radiações, e é desprezável a quantidade de matéria que troca com o espaço, quando comparada com a sua massa total.
  • Sendo um sistema fechado os recursos do nosso planeta são esgotáveis.
  • A Terra inclui quatro subsistemas: a atmosfera, a biosfera, a geosfera e a hidrosfera.
  • Os subsistemas terrestres estão em contínua interacção (exemplo: o ciclo da água), pelo que a perturbação de um deles pode afectar todos os outros.
  • Um exemplo da interacção entre todos os subsistemas terrestres é o clima. As suas alterações é podem ser catastróficas para o Homem, como o foram no passado para outras espécies.
  • A contínua monitorização das alterações globais e a investigação científica podem evitar perdas humanas e materiais, assim como fornecer linhas orientadoras para as políticas de preservação e a protecção ambiental.

Nenhum comentário: