domingo, 9 de novembro de 2008

Lição 15 - Sistema Terra-Lua

Reflexões : Realizado o primeiro teste, fiquei contente com a prestação dos(as) meus (minhas) alunos(as). Média geral : 14! Nada mau. É partir daqui que temos de subir. Alguns acidentes de percurso, mas nada que não dê para recuperar. A obrigação agora é recuperar e desenvolver esforços para quem tem notas abaixo de catorze se aproxime desta média. Para isso, temos trabalho pela frente, eu, os encarregados de educação e os alunos. Comportamento na sala de aula Bom, o muito bom fica mais lá para a frente. Pontos a mudar : aumentar a participação espontânea dos alunos, na sala de aula, e que tal aqui no blogue da turma, comentando posts, e por que não... querem publicar posts vossos? Pensem nisso. Os interessados podem enviar-me um mail que eu adiciono como colaboradores. O objectivo em criar este blogue era também ter a vossa participação. Fico à espera.



Agora a aula....

Uma ponta solta que ficou por esclarecer, relativamente à importância do estudo dos meteoritos, e que nesta aula vou aproveitar para explorar.









Existem duas possibilidades iniciais para os meteoritos se formarem.

Mecanismo de formação dos meteoritos

• Inicialmente, existia um corpo celeste, que, resultando da acreção de partículas por atracção gravítica, se encontrava indiferenciado. Se este corpo se fragmentasse, os seus fragmentos revelariam essa falta de diferenciação, sendo, por isso, constituídos por um agregado de esferas. Neste caso, os meteoritos formados teriam uma composição rochosa/silicatada e uma textura em côndrulos, isto é, estávamos perante os condritos.

• O corpo indiferenciado continuou a sofrer acreção, a sua temperatura aumentou, ao ponto de ocorrer a fusão dos materiais. Neste momento vai iniciar-se uma diferenciação dos materiais por diferença de densidade. Os materiais mais densos, ferro e níquel, deslocam-se para o centro do corpo, ficando colocados mais externamente os materiais menos densos, os silicatos. Ocorreu a diferenciação deste corpo celeste.

• A sua temperatura começou a baixar, solidificando o corpo do exterior, em contacto com um ambiente mais frio, para o interior. O corpo diferenciado fragmenta-se. Os fragmentos com origem no núcleo, mais denso, têm uma composição à base de ferro e níquel - siderito. Os fragmentos com origem na parte mais externa do corpo diferenciado têm uma composição silicatada/rochosa, mas em que não é visível qualquer estrutura esférica resultante da acreção -acondrito. O meteorito tem origem na parte média do corpo celeste, ou seja, numa área que contém muito ferro e níquel, mas que contém também muito material silicatado - siderólito.

Importância dos meteoritos
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: meteoritos)



Sistema Terra-Lua, um exemplo paradigmático.


Lua não tem erosão devido à ausência de atmosfera e de água no estado líquido, mas, no entanto, pode verificar-se a desagregação de rochas devido às grandes amplitudes térmicas.

A Lua possui uma variação diária de temperatura que pode ir dos -180 °C aos +120 °C. Esta variação de temperatura pode ocasionar a fracturação das rochas, tal como acontece a um copo que sai do forno e é colocado numa superfície fria. Os fragmentos originados por esta fragmentação térmica podem deslizar pelas encostas lunares, sendo estes os únicos efeitos de alteração da superfície lunar, além dos impactos de meteoritos e seus efeitos. A ausência de alterações geomorfológicas na Lua permite que esta mantenha as características do momento da sua formação. A Terra, ao possuir agentes de erosão, vulcanismo activo, movimentos tectónicos, encontra-se em permanente mutação, pelo que não conseguimos observar as características da Terra primitiva. A Lua, pelo facto de ser contemporânea da Terra e de não ter sofrido alterações, permite-nos obter dados sobre a Terra primitiva.

Uma grande ajuda sobre a composição e a morfologia da Lua foi-nos fornecida pela ida do Homem à Lua, tendo sido possível, nessa altura, a recolha de material lunar.

Powerpoint utilizado na aula (podem consultar mais powerpoints em Slideshare)


Podem consultar os resumos e powerpoint em versão pdf na pasta seguinte.













Nenhum comentário: